Diretoria Executiva com foco em Recursos Humanos (ESPM JR.)
Em 2020, depois da minha passagem pela consultoria de marketing da ESPM JR., realizando dois Estudos de Mercado (PF Paulo e PF Sofia e Samara, desenvolvidos também neste portfólio), prestei o processo de seleção interno para assumir um cargo de gestão na empresa: o Processo de Sucessão. Assim, após diversas etapas deste, fui selecionada para ocupar um cargo na Diretoria Executiva da empresa, tendo como foco o departamento de Recursos Humanos.
Este cargo envolvia diversas responsabilidades, dentre elas, a estruturação e execução do plano de gestão (que consistiu em um maior desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional da empresa), além de um constante olhar holístico sobre todos os processos e departamentos da ESPM JR., para que assim, em conjunto com os outros 3 diretores, pudéssemos aprimorá-los e tomar as decisões do futuro da empresa de modo mais estratégico.
Ainda, definitivamente foi o cargo em que mais desenvolvi minha liderança, já que, como diretora de Recursos Humanos, tinha a responsabilidades de lidar e apoiar todos os membros da empresa – que, em certo ponto, passava a contar com 75 pessoas –; além de organizar e comandar o processo seletivo da empresa, realizando o treinamento e a condução dos 17 avaliadores do processo (que incluíam trainees, gerentes e diretores) ao longo das 3 diferentes etapas diferentes – prova, dinâmica e entrevista –. Tendo obtido mais de 350 candidatos no processo, foi uma experiência muito desafiadora, mas também gratificante, já que, com esse esforço que tivemos, foi possível trazermos pessoas com o perfil que precisávamos para dentro da empresa e, assim, deixar um legado nela.
Ademais, foi um cargo que me testou e me desenvolveu em resiliência e adaptação, já que, em meio à nossa gestão, ocorreu a crise da pandemia do Coronavírus, o que nos exigiu, como diretoria, uma rápida transição do funcionamento da empresa e seus processos para o home office, além de uma adaptação do processo seletivo – que estava em decorrência no momento do fechamento da faculdade – e da introdução desses 25 novos membros de maneira remota na ESPM JR.. Assim, foi um período que tivemos que realizar diversos testes dentro da empresa para essa mudança e, também, nos manter constante atualizados sobre decretos, já que isso interferia no nosso funcionamento e, consequentemente na entrega dos projetos aos nossos clientes.
Por fim, após 6 meses, finalizei minha trajetória da ESPM Jr., tendo a certeza de que foi um lugar que me transformou por completo. Atualmente, em 2021, atuo como membro do Conselho da empresa, auxiliando os atuais diretores em possíveis dúvidas e também em decisões de alto impacto.